:
11 3507-0500

Meu filho não gosta de praticar esportes. O que fazer?

Meu filho não gosta de praticar esportes. O que fazer?

Postado por em 18/maio/2015 em Blog | 1 Comentário

O esporte tem inúmeros benefícios e os pais logo cedo querem levar esta atividade ao seu filho e transformá-lo em uma atleta. O problema é quando o adolescente não gosta de praticar esportes.

O sedentarismo, que ocorre com maior frequência em adolescentes do que em crianças, muitas vezes são resultados de rotinas diárias e hábitos alimentares incorretos. Uma má noite de sono, horas e horas no videogame ou computador, a ansiedade e a alimentação compulsiva, interferem negativamente no interesse para as práticas esportivas, gerando como consequência: a obesidade.

A adolescência é uma fase muito ativa e repleta de energia, e a atividade física contribui para que o adolescente tenha mais disposição, cuide de sua aparência e melhore o seu desenvolvimento intelectual. Se o seu filho não gosta de praticar exercícios, saiba como contornar esta situação e ajudá-lo a ter uma vida mais saudável:

Primeiramente tenha paciência e saiba conversar sem impor. Os adolescentes possuem hábitos que prejudicam a prática de exercícios, um deles é dormir tarde e acordar tarde. Mostre a importância de uma boa noite de sono e quantas coisas ele poderá realizar acordando mais cedo. Mostre as vantagens do esporte, incentive-o à prática, convide os amigos, realize uma competição, faça as atividades ao ar livre e acompanhe o seu filho. Juntos vocês poderão escolher a melhor atividade física.

Um bom programa de atividades para esta faixa etária é:

  • Atividade aeróbica, tais como: corrida, caminhada, artes marciais, natação, tênis, futsal, ginástica, dança, patinação, ciclismo. As atividades serão ainda mais descontraídas se forem realizadas ouvindo música.
  • Musculação: Deve ser feita com profissional e com orientação adequada, voltada para a qualidade de vida e não exclusivamente para o ganho de peso. Os jovens estão em processo de crescimento, e as atividades não devem ser realizadas de forma exagerada para não prejudicar o seu desenvolvimento ósseo.
  • As atividades devem ser prazerosas e não podem ser vistas como uma obrigação, para que o adolescente não desanime. O ideal é que seja feita 3 vezes por semana, no tempo de 40 a 45 minutos, para não resultar em estresse e desgaste físico.
  • Começar devagar é o certo, para que ele não desista. Você também poderá utilizar o esporte como recurso para ele conhecer novas amizades e melhorar o seu corpo.
  • Não desanime! Nem todos os adolescentes gostam do mesmo esporte, mas todos gostam de realizá-lo. Muitos adoram futebol, mas outros não gostam desta prática esportiva.

Portanto, se necessário, contrate profissionais especializados para auxiliar a descobrir o seu esporte preferido e fazer um programa específico para ele.

A Rent a Pro possui profissionais qualificados para ministrar diversas atividades físicas. As atividades são realizadas no seu próprio condomínio ou na escola do seu filho, oferecendo maior conforto e segurança.

    1 Comment

  1. Olá gostaria de maiores informações sobre o trabalho com criancas em condominio.

    Grata

    Marcia

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

468 ad