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As vantagens e desvantagens de correr de dia ou de noite.

As vantagens e desvantagens de correr de dia ou de noite.

Postado por em 27/maio/2016 em Blog | 0 Comentários

Correr é um dos esportes mais democráticos e populares. Não exige grandes investimentos e pode ser feito em qualquer lugar, basta escolher bem o horário.

É claro que no período de sol mais forte, ou seja, entre 10h e 16h nenhuma atividade ao ar livre é recomendada. Então sobra o período do começo da manhã, e o fim de tarde e a noite.

Cada período do dia oferece vantagens e desvantagens que podem afetar o desempenho de quem pratica o esporte e pensando nisso, separamos algumas dicas para te ajudar a decidir, qual o melhor período para você se exercitar.

 

1. Correr na rua é perigoso seja de dia ou de noite, então faça uma avaliação dos riscos do trajeto que pretende percorrer.

A vantagem de correr na rua de dia é que você pode ver obstáculos com mais facilidade e também ser visto com maior clareza por quem está dirigindo.

Se escolher praticar à noite, opte por praças, parques e locais que tenham um piso mais regular e que tenha iluminação.

 

2. A temperatura também deve ser avaliada na hora de decidir.

De manhã, logo nas primeiras horas, a temperatura é mais amena. Isso potencializa o desempenho do praticante e da atividade física.

No fim do dia e à noite, sem sol, a temperatura cai bastante. Capriche no alongamento antes do exercício, pois o frio deixa os músculos mais contraídos.

 

3. Depois de escolhido o horário, escolha a roupa certa.

Se correr de manhã, use roupas claras, pois elas absorvem menos calor. Não esqueça do filtro solar e de acessórios como boné e óculos de sol. Prefira também deixar os cabelos presos.

À noite, as roupas não tem nenhuma restrição de cor, mas se atente para a possibilidade de tecidos mais encorpados por causa da temperatura.

 

4. Fique sempre de olho na umidade do ar.

Quando a umidade fica muito baixa, o desempenho do corredor pode ser afetado, principalmente se ele sofrer com problemas respiratórios.

Tanto de dia, quanto à noite a umidade pode estar baixa, então se puder, escolha treinar após períodos de chuva.

 

5.  A alimentação é importante não importando o período que o exercício seja praticado.

Tanto de manhã quanto à noite planeje uma alimentação adequada. O corpo gasta energia mesmo quando dorme e precisa de nutrientes quando desperta. Mas fique atento, o estômago não pode estar cheio e nem vazio.

 

Todas essas dicas são importantíssimas, porém de nada adiantam se você não respeitar os limites do seu corpo.

Há pessoas que simplesmente não funcionam de manhã e qualquer atividade física se torna mais cansativa, menos prazerosa. Nesse caso, prefira os períodos noturnos, mas fique atento para não deixar que a rotina diária atrapalhe seus exercícios.

 

Até a próxima!

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