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Como aumentar o fôlego e melhorar o desempenho nas corridas?

Como aumentar o fôlego e melhorar o desempenho nas corridas?

Postado por em 29/nov/2014 em Blog | 1 Comentário

A corrida, está hoje, entre os esportes mais praticados por quem está começando a se habituar com atividades físicas regulares e também de quem está em busca de um fortalecimento muscular.

E para que a corrida cumpra todos os seus objetivos, ter pernas fortes e coração saudável, além de força nos pulmões, faz toda a diferença.

Se a capacidade respiratória for limitada, o cansaço aparece mais cedo e a distância a ser percorrida, será com certeza menor. Uma respiração ofegante prejudica o desempenho da corrida e fazem com que os músculos demandem mais esforço.

Para melhorar o fôlego, e consequentemente o desempenho durante a corrida, existem algumas dicas, confira:

A regularidade do exercício faz com que o corpo se acostume com o esforço e aos poucos consiga progredir. A dica é criar um cronograma com horários certos para praticar a corrida e fazer de tudo para segui-lo.

A velocidade da corrida não é o mais importante. O ritmo ideal do treino de ser com frequências cardíacas baixas, para que as funções do organismo estejam em equilíbrio durante o exercício. A dica é investir em corridas longas e lentas, promovendo assim uma hipertrofia cardíaca adequada.

Intercale a corrida com caminhada. Dessa forma, o corpo terá uma percepção melhor do esforço físico e um tempo para recuperar o fôlego. A dica é, aos poucos, aumentar o tempo da corrida e diminuir o de caminhada.

Procure controlar os movimentos de entrada e saída do ar, para evitar que a respiração fique ofegante. Uma boa dica é fazer a respiração marcada por passos, ou seja, a cada três passos, inspire e mais três passos, expire. Com o tempo, essa respiração será automática e natural. Para facilitar ainda mais, evite respirar somente com a boca.

A prática de outros exercícios, associados à corrida, podem ajudar a acelerar e melhorar a capacidade respiratória. A lista de atividades físicas que podem te ajudar nisso é extensa, e nela estão: natação, treinamento em circuito, vôlei, futebol, tênis e ciclismo. Mas tem uma atividade que merece destaque e é a nossa dica: a yoga. Todos os exercícios podem ser realizados de forma a potencializar a capacidade respiratória, uma vez que a respiração correta é fundamental para a eficácia da atividade.

Cuide de sua saúde, em especial do seu pulmão. O hábito de fumar diminui a capacidade respiratória pois prejudica o funcionamento dos alvéolos pulmonares em absorverem o oxigênio. Além de não fumar, procure respirar alternando a boca e o nariz e trate de todas as alergias respiratórias.

 

Até mais!

    1 Comment

  1. gostei muito,tenho asma me sinto muito cansa correndo ou fazendo caminha queria ter mas resistencia fisica e mas folego vc tem alguma dica pra mim da

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