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Como evitar dores após as atividades físicas?

Como evitar dores após as atividades físicas?

Postado por em 18/abr/2015 em Blog | 0 Comentários

Quem após passar algumas horas realizando a sua atividade física favorita, não sentiu diversas dores musculares espalhadas por todo o corpo? A dor ocorre tanto para iniciantes, como para os atletas de longo prazo.

A Rent a Pro trouxe algumas dicas de como praticar exercícios de uma maneira saudáveis e evitar dores decorrentes da atividade:

Iniciantes

Para os iniciantes que estão sem praticar exercícios há um longo tempo, mesmo as atividades físicas mais leves irão causar dores, e poderão se prolongar por mais alguns dias. Isto porque, o organismo desacostuma com os movimentos e contrações musculares. Ao retornar com a rotina de atividades físicas, os músculos que foram encurtados devido ao sedentarismo, são alongados, causando pequenas lesões nas fibras musculares, provocando a dor. As pessoas que iniciaram as atividades recentemente devem iniciar de um modo mais lento, para que o corpo se adapte com a nova rotina. O importante é não desistir, mas não ultrapassar os limites.

Alongamento

Alongue pelo menos 15 minutos antes e depois dos exercícios. Antes, os alongamentos ajudam a preparar a musculatura para a realização das atividades e após, eles relaxam os músculos dos esforços causados pelos exercícios.

Intensidade

A dor causada após os exercícios físicos pode ser decorrente à forte intensidade com que estão sendo realizados. Diminua os treinos e tenha calma para obter os resultados esperados, sempre respeitando os limites do seu corpo.

Descanso

Outro aspecto importante a ser considerado é o prazo de descanso entre um exercício e outro. Treinos muito intensos e com ritmos acelerados podem causar: lesões musculares, ligamentares e tendíneas. O corpo necessita de descanso para renovar as células e se preparar para uma nova fase de atividades. Respeite!

Procure um profissional

Somente uma avaliação física com um profissional especializado revelará o seu nível de condicionamento e a forma adequada de praticar exercícios, sem provocar dores ou lesões.

Sinto dores!

  • Se você treinou e sentiu dores, faça compressas de gelos na região local. O gelo diminui as inflamações musculares. Faça pelo menos 3 vezes ao dia, por cerca de 10 minutos.
  • Alterne os grupos musculares e evite a sobrecarga de um exercício em um mesmo local. O ideal é treinar alternando atividades intensas com atividades moderadas em dias alternados.
  • Se após algum tempo de treino, as dores ainda persistirem, você deve diminuir o ritmo e a intensidade do exercício.
  • E se mesmo assim as dores persistirem, não deixe de procurar um médico para verificar a possível existência de alguma lesão corporal. Lembre-se: exercícios com dores não são saudáveis!

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