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Como praticar esportes sem riscos para o coração.

Postado por em 5/out/2015 em Blog | 0 Comentários

O coração é o principal músculo do corpo humano e também o que tem o funcionamento mais complexo e mais importante.

coracao

Quem pratica qualquer esporte deve estar atento a algumas dicas importantes para não sobrecarregar o coração durante o esforço físico. Confira!

Aquecimento

O aquecimento é importante para elevar progressivamente o ritmo cardíaco, preparando o coração para o esforço, além de preparar o corpo e os músculos para a atividade física. Um aquecimento bem feito deve durar cerca de 10 minutos.

 

 

Avaliação da frequência cardíaca

Para avaliar e medir sua frequência cardíaca existe uma fórmula muito simples.
Subtraia sua idade do número 200. (Exemplo: 200 – 37 anos = 163) O número encontrado (no caso 163) é o máximo de pulsações por minuto que você pode chegar ao praticar um esporte.

 

 

Hidratação correta

Estar bem hidratado durante a atividade física aumenta consideravelmente o fluxo sanguíneo no cérebro, traz os nutrientes necessários ao bom funcionamento dos músculos além de ajudar no processo de recuperação.

Beba goles de água a cada 30 minutos durante o período de exercícios.

 

 

Tempo para recuperar-se

Após cada sessão, procure fazer seu ritmo cardíaco diminuir suavemente. Para uma boa recuperação muscular, o melhor é não parar bruscamente. Quando chegar em casa, antes de entrar no chuveiro, espere a temperatura do seu corpo diminuir naturalmente.

 

 

Adaptar-se ao clima

O clima é um fator decisivo para você adaptar sua atividade física. O corpo todo e principalmente o coração são mais solicitados no tempo muito frio ou muito quente, portanto ajuste seus exercícios para não sobrecarregar o coração.
Importante: Caso você sinta qualquer dor torácica ou palpitações antes, durante ou depois do exercício, pare imediatamente qualquer atividade física e consulte seu médico.

Respeitando seu corpo e seus limites e observando as dicas acima, você pode se exercitar sem riscos.

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