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Como realizar exercícios físicos na terceira idade?

Como realizar exercícios físicos na terceira idade?

Postado por em 4/jun/2015 em Blog | 0 Comentários

Os exercícios físicos trazem grandes benefícios e são ótimos para manter o peso, evitar o envelhecimento precoce, cuidar do coração e de outros músculos do corpo, aumentar o vigor físico e combater diversas doenças, tais como: cardíacas, tromboses, derrame, osteoporose; entre outras.

As atividades físicas na terceira idade são benéficas para o corpo e a mente. Elas aumentam a sensação de bem estar do cérebro e consequentemente evitam a depressão, além de aumentar o convívio social, a autoestima; garantindo uma vida mais feliz e produtiva.

Embora os idosos necessitem manter a sua rotina preenchida com exercícios físicos; o desânimo, o isolamento social e as dificuldades motoras e visuais do corpo, dificultam a prática das atividades físicas.

A Rent a Pró preparou algumas dicas para todos os idosos que queiram iniciar as suas atividades físicas com segurança:

  • Procure uma orientação médica. Só ele indicará o melhor exercício e a quantidade necessária que deverão ser feitos; considerando o seu condicionamento físico e a sua idade.
  • Respeite os seus limites. Tenha pausas durante as atividades e não se esforce mais do que o necessário. Lembre-se: o importante não é o quanto você faz as atividades, mas sim, como as executa.
  • Comece com atividades calmas que não exigem tanto esforço físico como: a caminhada e a hidroginástica.
  • Espere pelo menos duas horas após as refeições antes de iniciar qualquer atividade.
  • Vista roupas e sapatos confortáveis e específicos para as atividades.
  • Sempre que possível, pratique as atividades ao ar livre, evitando as horas de maior calor ou frio.
  • Não pratique exercícios, caso esteja se sentindo doente, com tosse, febre ou gripe.
  • Se tiver alguma lesão física, oriente-se com um fisioterapeuta para saber os exercícios indicados.
  • Caso sinta dores de cabeça, suores frios, tonturas, dor no peito, ombro, pescoço, aumento da pressão sanguínea ou dores nas articulações, pare imediatamente as atividades e consulte um médico.
  • Socialize e faça exercícios em grupos. Em São Paulo, existem grandes grupos de terceira idade situados em parques e praças, destinados a prática de exercícios para a terceira idade.
  • E para o seu condomínio, reúna o seu grupo e chame a Rent a Pro. A Rent a Pro vai até vocês e realiza atividades com profissionais preparados e exercícios específicos.

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