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Cuidados ao praticar exercícios físicos no verão.

Cuidados ao praticar exercícios físicos no verão.

Postado por em 11/ago/2013 em Blog | 0 Comentários

Com a chegada do verão, a procura por exercícios físicos aumenta, associada à vontade de emagrecer e o calor da estação. Porém, praticar exercícios físicos em dias muito quentes, requer cuidados dobrados. Isto porque, o calor excessivo aumenta o esforço cardíaco, pulmonar e a temperatura do corpo, podendo resultar em: queda de pressão, cãimbras, exaustão (desmaios, dor de cabeça, náuseas, vômitos, tonturas), insolação e aceleração dos batimentos cardíacos. É importante que ao sentir qualquer um destes sinais, a pessoa pare imediatamente o exercício e procure um médico.

Mas, apesar do clima quente, as atividades físicas são benéficas ao corpo e o calor não deve ser um impedimento para as práticas esportivas. Por isto, a Rent a Pro separou algumas dicas para você praticar exercícios físicos com segurança no verão:

 

Líquidos

Com a queima de calorias, a desidratação do corpo aumenta. Por isto, beba bastante líquidos (água e sucos), e não se esqueça de carregar sempre uma garrafa com água e reidratar o corpo a cada 15 minutos de atividade.

 

Horário

Mesmo na sombra, há horários em que o sol está mais quente e por isto o calor aumenta. Prefira praticar exercícios no período da manhã ou à noite e evite realizar atividades físicas das 10 às 16h.

 

Clima

O verão diminui a umidade do ar, tornando o clima mais seco e poluente, principalmente para quem reside em grandes cidades. Para facilitar a respiração e diminuir os riscos de desidratação, pratique sempre exercícios físicos ar livre e lugares com muito verde e ar puro.

 

Roupas

É um mito enorme acreditar que quanto mais a pessoa suar, maior será o gasto energético de calorias. O calor não emagrece! O que pode ocorrer é um superaquecimento da temperatura corporal. Por isto, ao praticar exercícios, use roupas leves, claras e que facilitam a transpiração e a evaporação do suor. O calçado também necessita ser confortável e que absorva o impacto do esporte.

 

Ritmo

No verão, maneire o ritmo das atividades e faça maiores pausas de descansos. Treinos excessivos podem gerar hipertermia e desidratação. Pratique diariamente 45 minutos de exercícios e não se esqueça de alongar antes e depois das atividades físicas para evitar câimbras e dores musculares.

 

Troca de atividades

Se necessário, substitua a prática da atividade física tradicional por outra mais leve ou refrescante como: hidroginástica, natação, caminhadas leves, pilates.

 

Proteja

Não se esqueça de utilizar o protetor solar, 15 minutos antes da prática de exercícios. Utilize também: chapéus e bonés para proteger contra os raios solares.

 

Alimentos

No verão, consuma alimentos leves como: frutas, saladas, água de coco e lanches naturais.

 

Choque térmico

Cuidado com o choque térmico do corpo! O choque térmico pode gerar desmaios, arritmia, paralisia facial, deformações e até a morte. Por isto, não deixe que a temperatura corporal altere bruscamente. Após um tempo de treino, antes de lavar a cabeça em uma água bem gelada, descanse, espere o corpo esfriar e se acostumar com a temperatura do ambiente.

 

Com estas dicas você poderá curtir todos os benefícios das atividades físicas e realizá-las com segurança no calor!

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