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Melhore seu fôlego nos treinos de corrida

Melhore seu fôlego nos treinos de corrida

Postado por em 24/jun/2014 em Blog | 0 Comentários

Para correr e correr bem 3 fatores fazem a diferença: pernas fortes, coração saudável e a força dos pulmões. A capacidade respiratória é determinante para o rendimento do treino e o atleta deve ficar atento principalmente quando a respiração ficar ofegante.

Confira algumas dicas para melhorar o fôlego e consequentemente, o desempenho e rendimento na corrida.

    >A regularidade da atividade física faz com que o corpo se acostume com o esforço e se programe para progredir. Estabeleça uma programação para treinar com regularidade.
  • Fique atento ao ritmo da sua corrida. O ritmo ideal é aquele em que a frequência cardíaca está baixa. Dessa forma, todo o organismo entra em equilíbrio durante a corrida. Programe em seu treino com corridas mais longas e lentas.
  • Use a caminhada durante os treinos para ensinar seu organismo a reconhecer o esforço físico e adaptar o condicionamento físico. Intercale períodos de caminhada durante sua corrida e com o tempo, vá aumentando o tempo de corrida e diminuindo e de caminhada.
  • Mantenha a respiração automática e para isso use de toda sua concentração. Quanto mais ofegante, mais a respiração perde ritmo. Procure cadenciar a respiração com as passadas e concentre-se até que isso seja feito naturalmente. Dica importante: procure usar boca e nariz para respirar e expirar. Usar somente a boca pode aumentar a sensação de cansaço e causar dores.
  • Comece devagar e acelere aos poucos. Assim como os músculos do corpo, o pulmão também precisa se aquecer. Comece o treino com uma leve caminhada e vá acelerando com o tempo. Dessa forma, sua respiração vai se acostumando com o ritmo que você imprimir na corrida.
  • Cuide dos seus pulmões. Fumar diminui consideravelmente a capacidade respiratória e saúde como um todo. Fique atento a doenças respiratórias e resfriados. O nariz entupido também prejudica o desempenho no treino.

Até mais!

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