O agachamento é um dos exercícios mais poderosos para quem quer turbinar pernas, glúteos e panturrilhas.
Com uma lista enorme de benefícios, que vão desde a melhora considerável da mobilidade funcional, até maior velocidade em caminhadas e corridas, o agachamento é um exercício composto, ou seja, que movimenta mais de um grupo muscular e é indicado para qualquer atleta ou pessoa adepta de exercícios regulares.
O agachamento não é um exercício simples e requer cuidados com a postura, execução e carga como qualquer outro exercício.
O agachamento comum, onde os joelhos formam um ângulo de 90 graus é o mais indicado para quem está começando a treinar, ou tem alguma restrição articular.
O chamado agachamento profundo, onde o agachamento vai quase até o chão é muito executado nos treinamentos funcionais e indicado para quem já está treinando há mais tempo, pois essa versão trabalha mais a parte de frente da coxa e os glúteos.
Mas, independente de qual agachamento você se encaixa, não realize nenhum exercício sem orientação de um profissional. Uma execução mau realizada, pode acarretar problemas na coluna e articulações dos joelhos.
Para uma boa execução da série, fique atento à respiração, aos apoios das barras nos ombros, na postura da coluna, nas coxas paralelas ao chão, nos calcanhares firmes no chão e na cabeça erguida.
Até mais!
Comentários