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Os melhores exercícios para quem está na menopausa.

Postado por em 29/maio/2014 em Blog | 0 Comentários

Todo mundo sabe! Praticar atividade física faz muito bem para a saúde de qualquer pessoa, e não é diferente para as mulheres que estão na menopausa.

menopausa

Por volta dos 40 anos, a mulher tende a entrar no climatério, um período de transição, onde a fase reprodutiva se encerra e se inicia a menopausa, caracterizada pela última menstruação.

É no período do climatério, que tem início perto dos 40 anos e pode se estender até os 65 anos, que ocorre a diminuição das funções ovarianas, deixando os ciclos menstruais irregulares.

Todas essas alterações hormonais mexem profundamente com o estado físico e emocional da mulher, causando sintomas como: fortes ondas de calor, transpiração excessiva, tontura, palpitações, suores noturnos, irritabilidade e até depressão.

Mas é importante ressaltar que nem o climatério e nem a menopausa são doenças. Elas são ocorrências naturais da vida da mulher e nem todas sentirão os sintomas característicos dessa fase.

Uma alimentação saudável e balanceada, associada a uma prática regular de exercícios ajudam a amenizar esses e outros sintomas, melhorando significativamente a qualidade de vida.

  • Beba em média 2 litros de água por dia;
  • Coma alimentos ricos em gorduras saturadas, como azeites, amêndoas, nozes;
  • Aumente o consumo de peixes, principalmente os que são ricos em ômega 3;
  • Coma moderadamente alimentos ricos em hidratos de carbono, entre eles os cereais, arroz, massas, legumes e batatas;
  • Evite o consumo em excesso de gorduras saturadas;

A falta de estrogênio no organismo, também torna a mulher mais propensa a doenças do coração, osteoporose e diabetes. Em alguns casos, uma reposição hormonal é indicada e deve ser acompanhada de perto pelo médico.
Para realizar qualquer atividade física, é importante procurar orientação médica e realizar todos os exames físicos necessários. Várias atividades são recomendadas para ajudar no controle dos sintomas da menopausa, como você pode ver a seguir:

 

Hidroginástica

A queridinha de muitos atletas, a hidroginástica é uma ótima opção para quem quer começar se exercitando com uma atividade de baixo impacto. Essencial na prevenção da osteoporose pode e deve ser combinada a outros esportes.

 

Caminhada

A mais indicada pelos especialistas por não exigir demais do organismo, a caminhada deve ser praticada de três a seis vezes por semana, durante, no mínimo, 30 minutos.

 

Dança

Não importa o estilo, a dança movimenta o corpo, faz a oxigênio circular pelo sangue e alegra a vida. Mas a dança só entra para a classe de atividade física, se for praticada pelo menos 3 vezes por semana.

 

Musculação

A musculação vai auxiliar a manter os ossos fortes e reduzir os riscos de fraturas. Deve ser feita de duas a três vezes por semana e ser associada a alguns exercício aeróbico.

 

Natação

Responsável por aumentar a frequência cardíaca e respiratória, a natação também ajuda na queima de gordura, no fortalecimento da capacidade pulmonar e do sistema imunológico, na diminuição do estresse e da ansiedade, além de melhorar a qualidade do sono.

Até mais!

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