:
11 3507-0500

Porque as crianças devem brincar?

Porque as crianças devem brincar?

Postado por em 7/mar/2015 em Blog | 1 Comentário

O ato de brincar é uma junção de ações, desejos e com o tempo se concretizam em aprendizados. Até os esportes já foram resultados de simples brincadeiras infantis que se evoluíram com o tempo. Neste aspecto podemos citar: o futebol, que um dia foi uma atividade com bolas; a natação, que já foi uma brincadeira no lago ou piscina; ginásticas que foram resultados de cambalhotas, pulos e corridas; entre outras.

Mas as brincadeiras na infância, não estimulam apenas a prática de esportes. Outros fatores também são benéficos para favorecer as relações humanas e o desenvolvimento corporal e intelectual da criança e posteriormente como adolescente e adulto:
 

Habilidade Motora

Por meio das brincadeiras, as crianças desenvolvem a capacidade de equilíbrio, força, movimento, concentração, flexibilidade, percepção e autoconfiança. Assim, surge a capacidade de correr, caminhar, saltar e movimentar-se com confiança, determinação, além do interesse pelos esportes.

 

Raciocínio

As brincadeiras proporcionam à criança o desenvolvimento intelectual. Assim, ela consegue planejar suas ações, buscar melhores resultados e a forma como fazer isto, comparar os resultados com seus colegas, criar a capacidade de aperfeiçoamento, superação dos limites e conclusões sobre as suas próprias ações, preparando-se para os estudos e trabalho.

 

Interação Social

Durante as brincadeiras as crianças fazem amizades, desenvolvem a linguagem, a imaginação e aprendem a conviver e trabalhar em grupos. Seus amigos tornam seus confidentes e companheiros de aventuras. Quando crescem tornam-se mais sociáveis, comunicativas e conseguem se expressar sem dificuldade.

 

Controlar suas emoções

Nas brincadeiras a criança aprende a esperar a sua vez, a ganhar, perder e atingir novos resultados. De uma maneira lúdica, ela também aprende a dividir e ser menos egocentrista. Tornam-se pessoas mais pacientes, consegue buscar seus resultados, respeitar o outro e trabalhar em equipe.

 

Criatividade

Os pequenos trabalhos manuais feitos na infância: pinturas, dobraduras, massinhas, colagens, entre outros; estimulam a imaginação, desenvolve a criatividade e aprimoram a coordenação para realizar trabalhos delicados e sensíveis: como escrever e digitar. Quando crescem, são criativos, curiosos, e buscam sempre aprender e se aperfeiçoar.

 

Incentive o seu filho a brincar

As escolas são ótimas para proporcionar atividades que auxiliam no seu crescimento e preparam-no para o convívio e as relações humanas. A Rent a Pro têm profissionais qualificados para oferecer uma gama de atividades lúdicas e saudáveis nas escolas e auxiliar no crescimento e aprendizado das crianças.

    1 Comment

  1. Achei muito bons os comentario e gostaria de saber mais sobre sobre esportes.

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

468 ad